sexta-feira, 16 de outubro de 2015

O SEGREDO DA CAIXA PRETA: PROFESSORES E PROFESSORAS SEM EMPREGO E CRIANÇAS SEM ESCOLA

>> PROFESSORES E PROFESSORAS DO SESI/SENAI:

Reunião no Sinpro-Guarulhos sábado(17/10) às 9h.
Endereço: Rua Máximo Gonçalves, 287 - Cidade Maia





::: O SEGREDO DA CAIXA PRETA: PROFESSORES E PROFESSORAS SEM EMPREGO E CRIANÇAS SEM ESCOLA
via Federação dos Professores do Estado de S. Paulo
Neste sábado (17), os 26 sindicatos que integram a base da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) convocam professores, professoras e técnicos de ensino do Sesi e Senai para o “Dia de Luta”. Como força de mobilização, as reuniões regionais serão realizadas ao mesmo tempo, a partir das 9 horas, organizadas para debater os desmandos na educação no Sistema S.
As atividades são uma das medidas que a Fepesp e os sindicatos tomaram após denúncias de cortes que se confirmaram no Sesi e Senai. O motivo alegado pelo representante patronal é a previsão orçamentária de 2016, que contempla uma queda na arrecadação de 6,9% no Sesi/Senai SP.
Diante da situação, os sindicatos realizaram um encontro em caráter de urgência na terça-feira 06 para discutir ações e estratégias para os próximos dias. Uma Audiência Pública, pedida por iniciativa do deputado Carlos Giannazi (PSOL-SP), já foi confirmada para o dia 06 de novembro, no Plenário Dom Pedro I, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Pedidos de esclarecimento sobre a ‘caixa-preta do orçamento do Sesi e do Senai’, iniciativas dos deputados Chico Alencar e Jean Wyllys (ambos do PSOL) também estão sendo articulados na Câmara Federal, em Brasília. Enquanto isso, sindicatos também organizam ações em assembleias das cidades que representa. Santa Bárbara, Americana e Taubaté já confirmaram articulações de repúdio.
Os descalabros na educação do Sistema S já estão na mira da imprensa. O jornal Folha de S. Paulo publicou em 07 de outubro algumas das ações de desmonte já decididas pelo Sesi, como o fim do período integral no Fundamental II, do 6º ao 9º anos, a supressão de classes de 1º ano nas unidades externas e a redução de gasto com almoço dos alunos. Além da Folha, o jornalista Luis Nassif publicou, no jornal GGN, o relato completo de mudanças previstas para 2016, feito pela Fepesp.
Para desmistificar a ideia de que as drásticas medidas são motivadas pela anunciada redução de 30% nas verbas do Sistema S, é importante que todos os professores, professoras e técnicos de ensino compareçam nas reuniões regionais que acontecerão nas sedes dos sindicatos. A resistência só se dá com o conhecimento. Precisamos mobilizar e lutar!



1

Nenhum comentário: