segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Campanha Salarial 2015: Venha construir a pauta de reivindicações do Ensino Superior e do Sesi/Senai

A Campanha Salarial do Ensino Superior e do Sesi e Senai deve começar nas próximas semanas. E para construir a pauta de reivindicações que será apresentada aos patrões, a Fepesp acaba de lançar a consulta virtual no site www.campanhasalarialfepesp.com.br. A consulta não leva mais do que alguns minutos para ser respondida e a identidade de todos os participantes será preservada.

A Campanha Salarial é um momento estratégico para lutar pela melhoria das condições de trabalho e por salários mais justos. Este ano serão assinadas as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) do Ensino Superior e do Sesi/Senai, que definem o percentual de reajuste salarial a ser aplicado nessas instituições nos próximos dois anos. Uma Campanha Salarial forte, com a categoria mobilizada, é fundamental para pressionar os patrões e conquistar direitos.

É importante lembrar que a data-base acontece num momento em que, após anos de ampliação no número de empréstimos estudantis concedidos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação (Fies), o Governo Dilma acaba de endurecer as regras para o acesso ao fundo. A portaria nº 21, publicada em dezembro passado, estabeleceu uma nota mínima no Enem para que o estudante possa se valer do financiamento, o que deve limitar o repasse de verba às instituições privadas. 

Com a nova regra, as ações de grandes grupos educacionais como Kroton, Estácio, Ser Educacional e Anima, até então as empresas mais lucrativas no mercado financeiro nacional, despencaram em até 15%. Dessa forma, não será nenhuma surpresa caso o sindicato patronal se utilize dessa nova realidade para justificar o arrocho salarial aos professores. Ora, mesmo quando o setor estava em ascensão, as mantenedoras insistiam em propor reajustes muito aquém das reivindicações da categoria. O que está em jogo, na verdade, é o lucro dos patrões.

Participe da consulta virtual!

O prazo para responder o questionário é 05/02 (para os professores do Sesi/Senai) e 08/02 (para os professores do ensino superior privado). Encerrada essa primeira etapa, os resultados serão divulgados nas assembleias de cada setor. A assembleia do Sesi/Senai acontece no dia 07/02 (sábado), aqui no Sinpro Guarulhos. A assembleia dos professores do Ensino Superior ainda não tem data para acontecer. Fique ligado e mobilize seus colegas de trabalho!


Nenhum comentário: