sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O Colégio Adventista e o Dia D


“Dia D” é um termo militar que designa certa data em que um ataque será realizado. No Colégio Adventista, o “Dia D” (o qual o Sinpro Guarulhos já havia denunciado no início deste ano) ocorreu no último domingo, 21/10. Nesta data cada professor teve que garantir as rematrículas de 2013 dos alunos de uma determinada sala, ligando para os pais e cumprindo outras funções administrativas. 

De acordo com nossa Convenção Coletiva, é terminantemente proibido o desvio da função de professor. Além disso, toda atividade exercida fora do horário habitual de trabalho é considerada hora-extra. A remuneração extra (que aos domingos possui acréscimo de 100% sobre a hora normal recebida) deve ser paga e discriminada em holerite no salário do mês vigente. É importante destacar que atividade extra não deve ter caráter de convocação, apenas de convite. Isso significa que o professor que não puder ou não quiser comparecer não arcará com nenhum prejuízo.

Nesta semana, porém, fomos surpreendidos com o elevado número de denúncias, inclusive de alguns pais de alunos, acerca do ocorrido. Muitos professores se sentem intimidados pela direção do colégio. Eles reclamam principalmente do excesso de trabalho e do autoritarismo da instituição. Realmente o dia 21/10 foi o “Dia D” no Adventista: “Dia D” atacar os direitos que nossa categoria tanto lutou para conquistar; “Dia D” explorar a mão de obra dos professores; “Dia D” exigir que os professores trabalhassem em seu dia de descanso.

Este boletim, além de expor à comunidade escolar tal situação, tem como finalidade mobilizar os professores contra os abusos que o Colégio Adventista vem cometendo. Durante muito tempo o Sinpro Guarulhos se emprenhou em dialogar com a instituição. Temos documentos de convocação para reuniões que datam de 2010. O colégio, porém, além de ignorar nossas solicitações, vem mantendo sua prática de lesar os direitos dos professores. Chega!

Professor(a): entre em contato com o seu sindicato, vamos nos mobilizar!


SINDICATO É PRA LUTAR!

Nenhum comentário: