terça-feira, 29 de maio de 2012

Colégio Adventista - Total desrespeito aos direitos trabalhistas dos Professores

O Colégio Adventista (de Vila Galvão e Gopoúva) vem, há anos, desrespeitando nossa Convenção Coletiva. Já foram inúmeras as tentativas do Sinpro Guarulhos em regularizar a situação; temos protocolos de pedido de reunião que datam de setembro de 2010, mas o colégio ainda se mantém irregular, negligenciando nossas tentativas.

As denúncias que recebemos dizem respeito à ausência de pagamento de hora-extra, desvio de função e período de férias.

Há, no Colégio Adventista, convocações para reuniões fora do horário habitual de trabalho e festas aos fins de semana que não são pagas devidamente. Nossa Convenção estabelece o pagamento adicional de 50% sobre cada atividade extra cumprida – nesse caso, o professor deve ser convidado e não convocado. Cabe ressaltar que, de acordo com a CLT, as atividades aos domingos devem ser acrescidas de 100%.

Neste ano, os professores já foram convocados (e sem receber!) a participar de cursos de capacitação, que ocorreram por 4 dias no município de Cotia (será que tem adicional por trabalho em outro município, como também exige nossa Convenção?). A reunião de pais ocorrida fevereiro e a confraternização do Dia das Mães do dia 13/5 também não foram devidamente pagas. E, observando o calendário programado para 2012, percebemos que a situação apenas se agrava: dia 12/8 haverá festa de Dia dos Pais; 23/9 ocorrerá Olimpíadas e no dia 07/10, Mostra Cultural e Noite do Pijama.

Fora o não pagamento de hora-extra, há outro problema gravíssimo no colégio – desvio de função. Os professores, que deveriam exercer atividades relacionadas apenas à docência são convocados a trabalhar na rematrícula dos alunos. É o que o colégio chama de “Dia D”: no dia 21/10 cada professor ficará responsável por garantir as rematrículas de 2013 de uma determinada sala, ligando para os pais e cumprindo outras funções administrativas. Além de um profundo desconhecimento a respeito do significado histórico do que se conhece como “Dia D”, o Adventista demonstra total desrespeito ao trabalho dos docentes.

E, para finalizar, ainda de acordo com o calendário desse ano, as férias dos professores, que deveriam ser de 30 dias corridos em julho (não podendo iniciar em fim de semana), iniciará em 01/7 (domingo...) e acabará em 29/7. No dia 30/7 os professores serão convocados para reunião em São José dos Campos.

Diante de todas essas irregularidades apresentadas (e as quais estão todas documentadas), o Sinpro Guarulhos vem fazer uma denúncia a toda comunidade escolar das unidades do Colégio Adventista e exigir que se cumpra integralmente nossa Convenção Coletiva.

Professor(a): o pagamento de hora-extra, respeito às suas atividades e os 30 dias de férias são direitos seus, dos quais não abriremos mão! Devemos dar um basta nessas arbitrariedades!

Chega de negligência! Chega de desrespeito!! Exigimos nossos direitos!!!

Sindicato é pra lutar!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Total desrespeito às leis trabalhistas. Não é a primeira vez. Todo começo de ano os professores "convidados" a realizarem uma capacitação em São José dos Campos, tanto o Colégio Adventista de Vila Galvão como o de Gopoúva, por três dias.
É preciso que o Ministério do Trabalho seja notificado para, quem sabe, o Colégio respeitar o trabalhador da educação, aqui incluídos professores, funcionários administrativos e de funçoes de apoio.